Quando chega a hora de dar uma ajeitada no cabelo, é normal termos que apelar pra alguns produtos que dêem aquela forcinha pra manter o penteado no lugar, pelo menos por algum tempo. Daí você chega na farmácia, no mercado ou até no barbeiro e se depara com trocentos tipos, marcas e rótulos diferentes, cada um se dizendo o melhor pra isso ou para aquilo.
Sabendo que isso é mas comum do que parece, vamos aqui dar uma conferida no que são, para que servem e quais as diferenças dos principais tipos de fixadores de cabelos usados pelos homens.
Gel
- Certamente, o mais popular e mais fácil de encontrar e, por isso mesmo, o que você precisa dar mais atenção às letrinhas miúdas do rótulo.
- Os géis mais comuns possuem álcool na fórmula: fuja desses produtos. Álcool no cabelo, só se for respingo de cerveja na balada.
- São bastante fluidos e de fácil aplicação
- Possuem fixação extra forte e duradoura, mesmo quando usados no cabelo úmido (bom pra quem tem pressa)
- O penteado tende a ficar bastante rígido, pouco natural, e tendem a manter um aspecto ‘molhado’ durante o dia — mas nem todos, confira o rótulo.
Pastas
- Talvez a opção menos conhecida da maioria, mas que vem ganhando espaço
- São bastante fluidas, o que facilita a aplicação
- Embora possuam ótima fixação, são indicadas para modelar o penteado: use no cabelo seco, na direção que em que deseja fixar os fios, da raiz para as pontas.
- As opções são variadas: do brilho ou matte (fosco), com efeito seco ou molhado, com promessa de volume, adequada a cachos etc. Por isso, fique de olho na promessa do rótulo.
Pomada
- São fluidas, menos consistentes do que as ceras e mais consistentes que as pastas
- Feitas a base de óleos, podem ser um pouco difíceis de remover do cabelo — xampú anti resíduos ajuda.
- Oferecem boa fixação e são indicadas modelar o penteado de forma mais natural, com aspecto seco e fios posicionados suavemente.
- Geralmente, dão pouco brilho ao penteado
- Evite se tiver cabelos oleosos
Cera
- São bem consistentes, mas não sólidas
- Geralmente, são feitas a partir de ceras naturais (como de abelha). Por isso, danificam menos o cabelo e podem ser usadas no dia a dia.
- Fixam bem, mas não suportam penteados complexos ou pontiagudos. Indicadas para modelar penteados e manter os fios com um aspecto natural.
- No geral, dão um leve brilho ao cabelo, nada exagerado
- Podem vir em formato de bastão, facilitando a aplicação em mechas
Dicas finais
- Sempre leia os rótulos. Confira se as ceras são realmente naturais e passe longe de produtos com álcool na fórmula. Veja se o produto promete o aspecto que você procura: molhado, seco, brilhoso ou matte (fosco) são as promessas mais comuns.
- Dificilmente um produto vai manter seu penteado zero bala durante o dia todo. Alguns vão fixar a forma por mais tempo, mas isso vai depender de vários fatores: do seu tipo de cabelo, do penteado, do clima, da sua atividade, quantidade e qualidade do produto, etc.
- Para o uso diário, as ceras são uma ótima pedida.
- Para fixação extra, vá de gel ou pomada